Quinta-feira, 5 de Março de 2015

Cais do Sodré: dados históricos

A travessa do Corpo Santo em Lisboa apareceu em 1784, depois de Vicente Sodré ter mandado edificar por aquela zona alguns prédios, um deles, pelo menos, o da praça dos Remolares, com frente para o cais que ele custeou em parte e que dele recebeu o nome.

Um desses prédios da travessa, já edificado no princípio do terceiro quartel do século XVIII, pertencia a António Sodré Pereira Tibau, filho de Duarte Sodré Pereira e de D. Maria de Almeida. Aí, a 7 de Março de 1780, faleceu sua mulher D. Teresa Heliodora de Meneses e Cunha, filha de D. Pedro Álvares da Cunha e de D. Maria Teresa de Vilhena, com a qual casara a 22 de Junho de 1787 na paroquial de Santa Catarina, e aí, nas mesmas casas da travessa do Corpo Santo, faleceu o dito António Sodré Pereira Tibau, a 18 de Dezembro de 1785.

Os anteditos Duarte Sodré Pereira e, seu filho, António Sodré Pereira Tibau, foram senhores de Águas Belas. O principal prédio que pertenceu aos Sodrés é o que também tem frente para a rua e travessa dos Remolares e para o cais do Sodré.

Ainda em 1779 se designava como cais do Sodré, a praça que, em 1780, era conhecida por praça dos Remolares, e de 1781 a 1789 aparece denominada do Embarque. O nome de praça do Duque da Terceira foi-lhe dado por edital de 28 de Dezembro de 1889, quando oficialmente só era denominada praça dos Remolares e o nome de cais do Sodré havia muito se tinha fixado na artéria que liga o largo do Corpo Santo à citada praça.

Estas informações foram publicadas pelo conhecido especialista da história da Lisboa, Júlio de Castilho, em "A Ribeira de Lisboa" editada nos anos quarenta do século XX. Acrecentei pequenos detalhes.

 

publicado por Eu às 11:43
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Philip Sodrea a 15 de Março de 2016 às 16:52
esta qualquer coisa errada nas datas e nas personagens.... o cais de Sodré discute-se a origem .. mas dificilmente remonta a Vicente Sodré (Portugal, 1465? — Portugal, 1503) .... sendo mais provável dever o seu nome ao alcaide de Tomar que era o proprietário dessa área seu nome era Duarte Sodrea de facto mas.. segundo vossas próprias indicações o mesmo faleceu em 1500... http :/ sodre.blogs.sapo.pt /3930.html

in
https:/ en.wikipedia.org wiki Vicente_Sodr%C3%A9


De Eu a 15 de Março de 2016 às 19:50
Não há qualquer erro, o que acontece é que são homónimos. O Vicente Sodré do séc XVIII é um, o do séc XV é outro. E o mesmo acontece com os dois Duarte Sodré, um do sec XVIII e outro do séc XV.
O senhor tem como apelido Sodrea e não Sodré, seria possível explicar-me a razão?


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


.posts recentes

. Cais do Sodré: dados hist...

. Os meus Sodré Pereira

. Síntese da minha linha fa...

. Origem portuguesa do apel...

. Campa de Duarte Sodré, Al...

. Brasão de Sodré em Livros...

. Família Sodré

. A fonte da identificação ...

. Fontes de Soudoyer - Soud...

. Reavaliação do Nome e Arm...

.arquivos

. Março 2015

. Março 2014

. Agosto 2013

. Outubro 2012

. Agosto 2012

. Maio 2010

. Março 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Agosto 2009

.tags

. todas as tags

.favorito

. Os meus Sodré Pereira

. Brasão de Sodré em Livros...

. Testamento de Duarte Sodr...

. PORTUGAL

. Duarte Sodré, Alcaide-mor...

. Vicente Sodré, o 1º Capit...

. Reavaliação do Nome e Arm...

blogs SAPO

.subscrever feeds